Siga-nos no Facebook 

Esquadro Multifunções SOLA RS 18 e RS 30

Fabricante SOLA

Esquadro Multifunções SOLA RS 18 e RS 30

24h.gif

Preloader

Esquadro Multifunções SOLA RS 18 e RS 30

Modelo      Dimensões
RS 18  ---- 185 x 185 mm
RS30  ----- 305 x 305 mm

CARACTERÍSTICAS RS 18
Esquadro multifuncional mais leve e robusto com escala mm/cm
Multifuncional: régua, esquadro, esquadro, medidor de ângulo, auxiliar de marcação, guia de serra e medidor de ângulo de viga
Paragem final para marcação precisa de 90 e 45 graus
Marcação rápida de cortes de esquadria em vigas comuns e vigas de quadril
Auxiliar de marcação para transferência de medição convenientes
O contraste aumentado permite excelente legibilidade de medição

DETALHES TÉCNICOS
RS
Descrição do item: Rafter quadrado
Materiais: Alumínio
Superfície: revestida
Cor: preta
Característica especial: Face de trabalho, medidor de ângulo de viga
Graduações: mm/cm, 1 peça, gravadas a laser
Grade de escala 1 mm
Dimensão: angular 45°, 90°, variável 0° - 90°
Marcação de furos: 0,5 cm

O QUE É UM QUADRADO DE RAFTER?
Os quadrados das vigas têm a forma de um triângulo retângulo isósceles com uma borda em T em uma perna. A multiplicidade de escalas e reentrâncias fazem do esquadro de caibro uma ferramenta multifuncional, ideal para marcar linhas e ângulos e como ferramenta de traçado ou guia de serra. Os quadrados de viga são geralmente feitos de aço, alumínio ou plástico e possuem unidades de medida métricas (milímetro, centímetro) ou imperial (polegada). As medidas métricas comuns incluem 18 cm e 30 cm, enquanto para medidas imperiais são 7 e 12 polegadas.

ONDE SÃO USADOS OS QUADRADOS DE RAFTER?
As diferentes escalas e reentrâncias dos esquadros de caibro, bem como a prática borda em T, são projetadas principalmente para uso com madeira - seja em carpintaria, marcenaria ou marcenaria. Os esquadros para vigas são originários das Américas, onde, até hoje, continuam a ser uma parte fundamental da caixa de ferramentas de um carpinteiro durante a construção de telhados e vigas. Daí porque é conhecido como quadrado de viga. Os quadrados de viga podem ser usados para determinar a elevação e/ou o ângulo de vigas comuns, vigas de quadril e vigas de vale, bem como vigas de macaco.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM QUADRADO SOLA RAFTER?
O esquadro de viga da SOLA combina as funções de uma régua, esquadro, esquadro de esquadria, medidor de ângulo, entalhes de traçado, guia de serra e medidor de viga. O quadrado da viga em forma de triângulo retângulo possui uma borda em T robusta em uma perna para marcações precisas de 90° e 45°. A borda em T também pode ser usada como auxiliar de serragem ou guia de serra. Paralelamente à aresta T, existe um recesso com escala métrica em mm e cm (escala offset), ideal para marcar linhas perpendiculares. A borda de marcação da outra perna também possui uma escala métrica que permite medições rápidas. Abaixo desta escala existe um recesso com entalhes que podem ser utilizados para marcar linhas horizontais/paralelas. A hipotenusa possui uma escala de graus para medidas de ângulos entre 0 e 90°. O ângulo desejado é determinado a partir do ponto de articulação oposto (marcado no quadrado da viga como PIVOT). Paralelamente à escala de graus existe outro recesso com duas escalas para cortes de esquadria. A escala inferior é para caibros comuns (marcados no esquadro do caibro como COMUM), enquanto a escala superior é para caibros de quadril e vale (marcados no esquadro do caibro como HIP-VAL). Em ângulo reto com a escala de graus há uma guia de marcação de 90° para cortes de assentos de vigas.

O QUE SIGNIFICAM AS MARCAÇÕES HIP-VAL E COMUNS NO QUADRADO DA RAFTER?
Uma função especial do esquadro de caibro, usado principalmente nas Américas, é o corte de caibros. Para este propósito, o esquadro de caibro da SOLA possui uma escala separada para caibros comuns, caibros de quadril e caibros de vale. A escala COMUM inferior pode ser usada para serrar caibros comuns para um telhado sob medida. As vigas comuns são as vigas que vão do cume direto para baixo. A escala é baseada na elevação da viga, que é especificada em decímetros por metro. Uma tabela de conversão pode ser encontrada no verso do quadrado da viga SOLA. A tabela pode ser usada para ler, por exemplo, que uma vez convertida uma subida de 1 decímetro por metro corresponde a um ângulo de 5,71°. A escala HIP-VAL superior é adequada para vigas de quadril e vale, que não correm diretamente para baixo a partir da cumeeira do telhado, mas sim na diagonal. Como as vigas de quadril e vale são mais longas que as vigas comuns, a escala HIP-VAL deve ser usada para corte

MARCAÇÃO OU VERIFICAÇÃO DE ÂNGULOS DE 90°
O esquadro de viga é ideal para marcar ângulos de 90° ou verificar se uma borda é um ângulo reto. Para marcar um ângulo reto, o esquadro da viga é colocado com a borda em T na viga ou peça de trabalho e uma linha de 90° é desenhada perpendicularmente à borda em T ao longo da borda de marcação.

MARCAÇÃO OU VERIFICAÇÃO DE ÂNGULOS DE 45°
O quadrado da viga possui um ângulo de 45°, que pode ser marcado rapidamente. Para este propósito, o esquadro da viga é colocado com a borda em T na viga ou peça de trabalho e uma linha é marcada ao longo do lado comprido do esquadro da viga. Se o ângulo de 45° precisar correr na outra direção, o quadrado da viga é simplesmente virado.

Mais informações em RS (sola.at)